Na unidade 1 conhecemos alguns recursos básicos do computador computador,aprendemos sobre mídias e tecnologias no contexto do Linux Educacional.
Na unidade 2 que a internet permite que qualquer pessoacom pouco conhecimento técnico publique informações na rede,esta facilidade é muito boa,pois democratiza a informação de idéias.Porém cabe ao internauta a tarefa de selecionar a informação de qualidade e separar o que merece crédito do que é apenas um palpite de amador.A quantidade de informações é tão grande e diversificada que é praticamente impossível encontrar tudo do que se precisa sem uso de um mecanismo de busca.Precisamos utilizar uma ferramenta de busca na internet e também o programa de navegação e estar conectados para acessar a pg do google,digitando na linha de endereço.
O recurso FAVORITOS dos navegadores é uma boa forma de se guardar os endereços de site.A comunicação é um componente tão natural e essencial em nossas vidas que muitas vezes nem nos damos conta de como ocorrem seus processos.
Na unidade 3 aprendemos criar conta de e-mail num provedor gratuíto ,enviar mensagens eletrônicas pela webmail,refletir sobre as possibilidades de utilização do correio eletrônico nas atividades escolares,elaborar textos cooperativos por meio do correio eletrônico.Nesta unidade discutimos algumas ferramentas que possibilitam e auxiliam na interação,atividade fundamental p/ o ensino e p/ a aprendizagem.
Na unidade 4,continuamos estudando sobre os recursos tecnológicos para a comunicação e interação.FORUM,CHAT e LISTA DE DISCUSSÃO.Entre os três há uma diferença fundamental que é o tempo de resposta.O fórum é um espaço de discussão no qual cada participante em um certo momento escreve sua opinião em forma de mensagem. No chat, as mensagens são apresentadas aos participantes em tempo real, como se fosse uma conversa tradicional, mas escrita na tela do computador.
Na unidade 5 elaboração e edição de textos foi dedicada aos recursos básicos de formatação e inserção de imagens em textos, utilizando o Br.Office Writer. Conversamos sobre o fenômeno copiar e colar entre os estudantes e algumas formas de fazer referências ao material retirado da internet e outras mídias.
Unidade 6 - apresentações . Aproveitamos a experiência de pesquisa e análise de algumas apresentações disponíveis. Aprendemos a planejar e a construir uma apresentação de slides.
Na unidade 7 aprendemos a criar o blog que é um diário eletrônico que as pessoas criam na internet ( diário digital), onde se pode disponibilizar pensamentos, idéias e produções. Permite trabalhar com textos escritos imagens e sons.
Na unidade 8 retomamos um pouco as unidades 6 e 7 discorrendo mais sobre a importância da colaboração e a interação na web, incluindo o uso de blogs. Aprendemos a inserir vídeos em nossas apresentações de slides.
Conclusão
A inclusão digital deve ser parte do processo de ensino, de forma a promover a educação continuada. Um parceiro importante da inclusão digital é a inclusão.
Na unidade 2 que a internet permite que qualquer pessoacom pouco conhecimento técnico publique informações na rede,esta facilidade é muito boa,pois democratiza a informação de idéias.Porém cabe ao internauta a tarefa de selecionar a informação de qualidade e separar o que merece crédito do que é apenas um palpite de amador.A quantidade de informações é tão grande e diversificada que é praticamente impossível encontrar tudo do que se precisa sem uso de um mecanismo de busca.Precisamos utilizar uma ferramenta de busca na internet e também o programa de navegação e estar conectados para acessar a pg do google,digitando na linha de endereço.
O recurso FAVORITOS dos navegadores é uma boa forma de se guardar os endereços de site.A comunicação é um componente tão natural e essencial em nossas vidas que muitas vezes nem nos damos conta de como ocorrem seus processos.
Na unidade 3 aprendemos criar conta de e-mail num provedor gratuíto ,enviar mensagens eletrônicas pela webmail,refletir sobre as possibilidades de utilização do correio eletrônico nas atividades escolares,elaborar textos cooperativos por meio do correio eletrônico.Nesta unidade discutimos algumas ferramentas que possibilitam e auxiliam na interação,atividade fundamental p/ o ensino e p/ a aprendizagem.
Na unidade 4,continuamos estudando sobre os recursos tecnológicos para a comunicação e interação.FORUM,CHAT e LISTA DE DISCUSSÃO.Entre os três há uma diferença fundamental que é o tempo de resposta.O fórum é um espaço de discussão no qual cada participante em um certo momento escreve sua opinião em forma de mensagem. No chat, as mensagens são apresentadas aos participantes em tempo real, como se fosse uma conversa tradicional, mas escrita na tela do computador.
Na unidade 5 elaboração e edição de textos foi dedicada aos recursos básicos de formatação e inserção de imagens em textos, utilizando o Br.Office Writer. Conversamos sobre o fenômeno copiar e colar entre os estudantes e algumas formas de fazer referências ao material retirado da internet e outras mídias.
Unidade 6 - apresentações . Aproveitamos a experiência de pesquisa e análise de algumas apresentações disponíveis. Aprendemos a planejar e a construir uma apresentação de slides.
Na unidade 7 aprendemos a criar o blog que é um diário eletrônico que as pessoas criam na internet ( diário digital), onde se pode disponibilizar pensamentos, idéias e produções. Permite trabalhar com textos escritos imagens e sons.
Na unidade 8 retomamos um pouco as unidades 6 e 7 discorrendo mais sobre a importância da colaboração e a interação na web, incluindo o uso de blogs. Aprendemos a inserir vídeos em nossas apresentações de slides.
Conclusão
Nenhum comentário:
Postar um comentário